limpeza de bicos injetores

Em geral, esse tema acaba sendo polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis, porque as válvulas injetoras de combustível, nome técnico correto para o bico injetor, são autolimpantes, ou seja, em tese não seria necessária uma limpeza por outros meios.

Entretanto, a impossibilidade de controlar a qualidade do combustível – que em muitos casos pode ser adulterado ou conter misturas químicas perigosas – faz com que o proprietário esteja sujeito a abastecer o carro com produtos inadequados e prejudicar completamente a saúde do motor.

E é aí que começa o grande dilema sobre a limpeza no bico injetor. Em tese, o próprio combustível deve fazer a limpeza da parte interna da peça, por isso, não haveria necessidade de limpá-la.

Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.

 

Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.

Então, antes de começar a levar em consideração ou não a limpeza do bico injetor, é muito importante ter a certeza do abastecimento de combustível com qualidade.

Esse é o principal motivo para que a limpeza do bico injetor se faça menos necessária, pois, em tese, é um processo que não precisa ser realizado.